terça-feira, 12 de julho de 2011

Capitulo I - O arrependimento é essencial


Capitulo I –
                                                                                                               Arrependimento é essencial
                                                                                       "E HAVIA entre os fariseus um homem,
                                                     chamado Nicodemos, príncipe dos judeus." (João 3:1)

O diálogo de Jesus com Nicodemos é um convite à conversão. Coloca em confronto aquele que crê e aquele que não crê. Aquele que pratica o mal e ama as trevas. E aquele que pratica a verdade e se aproxima da luz.
Nicodemos era um importante líder religioso e tinha um coração de dúvida já em outros momentos acreditava no Senhor piamente, e disse ele, Nicodemos: Rabi, bem sabemos que é Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. (João 3:2) Naquele momento foi aberto o dialogo. O Senhor respondeu a Nicodemos no dialogo, assim como trava nos dias de hoje com cada um de nós.
Jesus então respondeu dizendo: Na verdade, na verdade lhe digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus! (João 3:3)
Jesus naquele momento falava francamente das dificuldades de segui-lo e rejeitava todos os que tentavam fazê-lo de forma inadequada.
Jesus no dialogo com Nicodemos, respondeu com um ensinamento: Na verdade, na verdade lhe digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3:5-7)
Jesus Cristo discutia abertamente com Nicodemos a necessidade de calcular o ônus da sua decisão antes de iniciar o discipulado. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (João 3:8)
Jesus muitas vezes rejeitou àqueles que tentavam segui-lo. Certa ocasião, um jovem muito rico buscava o seu conselho, Jesus usou palavras tão fortes “Necessário vos é nascer de novo” que tocou no coração desse jovem que foi embora entristecido, não disposto a segui-lo a tão alto preço.
Jesus veio ao mundo para buscar e salvar os perdidos. O Senhor nunca deixou de declarar francamente o que a conversão real exige. Mas sabia que não seria fácil para os homens segui-lo ontem e hoje, e que eles estariam inclinados a enganarem-se a si mesmos, pensando que eram discípulos, quando não o eram de fato. Não porque o Senhor não quisesse seguidores.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
A troca de palavras e de entendimento é fascinante entre Jesus e Nicodemos. É difícil saber o que se passava na mente de Nicodemos, naquele momento enquanto dialogava. Quantas vezes passou na sua mente uma vida de conversão.
Toda vez que cair em tentação e na duvida você precisa começar tudo de novo. Uma nova caminhada deve acontecer, dando o primeiro passo outra vez, se quiser entrar no reino de Deus. Está resposta surpreendente de Jesus foi dita também a Nicodemos.
Nicodemos esperava um voto de confiança pela obra que ele mesmo estava fazendo, como mestre em Israel. Porém, a resposta de Jesus significava e significa até hoje que toda religiosidade de Nicodemos, toda a sua atividade no ensino e toda a sua posição no Judaísmo eram sem valor em relação ao domínio de Deus. Nós também precisamos ver com esse olhar que a nossa religiosidade e grandeza nada valem. As realizações do passado nada representam. Precisamos recomeçar tudo novamente para sermos capazes de entrar num relacionamento com Deus.
Nós esperamos um voto de confiança de Jesus. O SENHOR sabe o que queremos. A verdadeira conversão necessita de um cuidadoso exame do estilo de vida que Deus espera do convertido. É preciso está atento e olhar a Palavra do Senhor sendo edificada.
Certa ocasião, um homem se lançou a construir uma torre. Porém ele não planejou e nem fez o projeto para construção. Iniciou a obra sem se preocupar com o orçamento, teve que parar no meio do projeto, pois já não tinha mais dinheiro e nem força suficiente para continuar, tinha passado a empolgação.
Fica claro que o arrependimento que é essencial e verdadeira conversão, envolve morte ao pecado. É preciso mudanças de hábitos, pois somos tentados a todo instante, pelos maus hábitos tais como: embriaguez, imoralidade sexual, ira, ganância, orgulho, etc. Precisamos renovar e nascer de novo, viver o amor, a verdade, a pureza, o perdão e a humildade. Este é o resultado do arrependimento, este é o resultado da conversão que Deus espera de todos nós. Portanto, temos que promover uma mudança de estilo de vida radical.
No mundo cristão, muitas pessoas tentam ser convertidas e converter, porém sem arrependimento, não há conversão sem transformação. O arrependimento é um compromisso sério, determinado, para mudar a própria vida. Exige muito sacrifício do cristão para deixar o mundo das atrações que diariamente nos impõe.
Fica aqui uma orientação espiritual: aquele que acreditou e foi batizado, aquele que até mesmo foi aceito na igreja e participa fielmente das atividades religiosas, mas que não se arrependeu, não é salvo. A mudança real que a conversão exige na vida diária da pessoa, provoca momentos de felicidades, bênçãos e emoções fortes.
Se você quer fazer parte realmente da Ceia do Senhor. O momento e propicio precisa nascer de novo, no poder da água e do Espírito Santo. Precisa executar o ato certo, pelo motivo certo, sendo uma discípula fiel de Deus, isto é conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário