terça-feira, 12 de julho de 2011

Capitulo IV - Nunca desista do seu sonho!


Capitulo IV
Nunca desista do seu sonho!

Não deixe de sonhar! Diariamente você vai se deparar com os ladrões de sonho. "As grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas" (Deuteronômio 29:3).
Sonhar é estar consciente de que Deus é Soberano, é incluí-lo em nossos planos, é sentir que estamos no caminho certo da evangelização, os sonhos se comprova por meio de processos temporais em nossas vidas.
Podemos tirar da Bíblia muitos ensinamentos, isto reforça que há muitos personagens bíblicos visionários. Um dos mais destacados é José, o filho de Jacó.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai amava José mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. José contou vários sonhos aos seus irmãos. Por isso o odiaram ainda mais.
José foi lançado num poço pelos seus irmãos, sem nenhum arrependimento no coração e na alma.
Jose foi vendido como escravo aos ismaelitas que vinham de Gileade pelos seus irmãos. Venderam a alma a Satanás. Assim que os Ismaelitas chegam ao Egito, novamente, José foi vendido, desta vez ao capitão da guarda, Potifar, um oficial de Faraó. E o SENHOR estava com José, em todas as horas das adversidades. José não acreditava no que ele estava passando, mas, tinha muita crença em Deus.
O oficial de Faraó vendo que o SENHOR estava com José, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, na casa e no campo. Potifar estava satisfeito com o seu servo. Estava ele, José, prosperando Potifar.
A mulher de Potifar, pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. José recusou, mas ela acusou José de tentativa de adultério. José foi jogado na masmorra... esquecido! E o SENHOR estava mais uma vez com José, nesta adversidade. Porém, José, filho de Jacó, mesmo na cela, mantinha muita fé, esperança e tinha serenidade para mais um infortúnio na sua vida. Através da sua sensibilidade para com os outros, logo se tornou homem de confiança do carcereiro. Ele interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro-mor. O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
O Faraó, homem-forte do Egito, estava preocupado com um sonho esquisito que ele vinha constantemente sonhando. O Faraó estava totalmente perplexo e pela manhã, chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios. O Faraó contou os seus sonhos, mas ninguém conseguiu interpretá-los.
O copeiro foi restaurado à presença do Faraó e querendo ajudar, contou ao Faraó: o Senhor estar lembrado, quando o Faraó muito indignado contra os seus servos, me pós sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor. Pois bem, estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda. Contamos-lhe os nossos sonhos e ele interpretou, a cada um conforme o seu sonho. E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e o padeiro-mor foi enforcado. Então Faraó mais do que depressa mandou chamar José. O fizeram sair logo do cárcere e apresentou-se a Faraó.
E Faraó foi logo dizendo a José: Eu tive um sonho, e ninguém interpretou. Mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpreta. José respondeu a Faraó: Isso não está em mim, Deus dará resposta de paz a Faraó.
Pacientemente José ouviu o Faraó que foi logo contando o seu sonho: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio. E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado. E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito. E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas; E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei. Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas; E eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas. E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. E eu contei isso aos magos, mas ninguém conseguiu interpretar.
José disse a Faraó: o sonho de Faraó é um só. Fala de fartura e fome. O que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó. As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só. E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome.
E eis que virá também sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito. E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra. Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; mostrou-o a Faraó o que Deus há de fazer,
E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima. E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la. Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura. E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome. E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. Faraó põe José como governador do Egito. E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
Passado o tempo, se confirmou o que José disse ao Faraó.
Faraó disse a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. E nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente. Quando vieram os sete anos de escassez, o país ficou suprido. Faraó nomeou-o como governador do Egito. Toda a humilhação anterior serviu para prepará-lo para este momento. Desde que saiu da sua casa até a situação que vivenciou na prisão até a interpretação para o Faraó.
O mais importante de tudo isto, foi que em toda a trajetória, José não guardou mágoa dos irmãos. Quando a necessidade levou os seus irmãos a buscar alimento nas no Egito, terras das pirâmides. Perdoou e amparou-os os seus irmãos e pai. Aqui fica claro que José não permitiu que as dores da vida tirassem a sua doçura. Ele entendeu que o seu pequeno mundo fazia parte de um plano maior: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gênesis 50:20)
Quando perdemos a capacidade de criar expectativas bem fundadas, apenas lutamos para sobreviver. Nesse estágio, qualquer esforço é desgastante e apenas fazemos manutenção. A nossa rotina fica limitada ao apagar focos de incêndio enquanto as prioridades vão ficando de lado.
É hora de perseverar e confiar que Deus provera, embora, você terá que lutar incansavelmente para transformar seu sonho em realidade, mas, nunca desista!
É necessário acreditar, correr riscos, tomar decisões respaldadas pela aprovação de Deus: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.” (Provérbios 16:3) Leia essa citação bíblica diariamente, entrará no seu coração e na sua alma, é será um balsamo, e sobretudo provocará uma paz interior que lhe possibilitará a sonhar com alegria e entusiasmo.
Fuja da ambição doentia, da arrogância, do atrevimento e da prepotência. Como atingir o ápice do sonho, tendo no coração um desses atributos. Tenha sonhos de Deus, você é seu filho! O coração do filho de Deus é generoso, fraterno e humanista.
A historia das grandes personalidades no mundo, como: Mandela, Gandhi, e o conhecido líder Martin Luther King, são grandes exemplos que devemos seguir. Todos eles deixaram declarações e frases célebres.
Vou iniciar com Mandela que disse: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela). O sonho de Mandela era libertar a África do Sul, hoje é uma realidade, porém, ele não tem nenhuma magoa no coração, ele passou mais de 20 anos preso.
Gandhi também contribui para nossa reflexão sobre a capacidade de sonhar quando disse: a alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita. A vitória é uma conseqüência do sonho da sua “ociosidade criativa” e da sua fé no Deus do impossível.
Para finalizar, Martin Luther King, por sinal deixou uma declaração célebre: “I have a dream...” “Eu tenho um sonho...”Qual é o seu? “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. A Ele seja a glória.” Efésios 3:20-21
Quando você toma uma decisão, Deus está ao seu lado. O sucesso é apenas uma questão de tempo. Se você quiser ser um vencedor, terá que pensar o seguinte: A vitória não começa ao seu redor, começa dentro de você. Começa com a sua conversão, arrependimento, fé e esperança no Senhor. Nunca desista. Você pode estar a alguns minutos do seu milagre. Concentre-se em uma prioridade por vez. Prossiga para o alvo. (Filipenses 3.13:14a). Evite distrações, pois o homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos (Tiago 1.8). Sempre tenha certeza da aprovação de Deus. Aquilo que se passa eu sua mente se transformará em realidade. Declare sua vitória.
Você colhe aquilo que semeia. O apóstolo Paulo entendeu isso como a lei dos acontecimentos. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. (Efésios 6.8).


Nenhum comentário:

Postar um comentário